Associação Ruah marca presença no Curso de Verão 2013 do CESEEP na PUC-SP

Com o tema “A Vida em Rede: A humanidade em rede ou na rede? A Escolha é sua.”, os palestrantes da Ruah: Paulo Sanda e André Alves conduziram no dia 10/01/2013 nas dependências da PUC-SP uma das mesas do Curso de Verão do CESEEP 2013.

Há 26 anos o CESEEP – Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular sob a coordenação do Pe. José Oscar Beozzo e Cecília Bernardete Franco promove o Curso de Verão, de caráter ecumêmico, popular e feito em mutirão, voltado para equipar bíblico, teológica e politicamente as diversas CEB’s (Comunidades eclesiais de base), movimentos populares e sociais, centros de juventude, pastorais, etc. Sendo também uma oportunidade de espiritualidade com engajamento político-social. Nomes como o biblista Frei Carlos Mesters, e teólogos como Leonardo Boff e Frei Betto, já estiveram presentes ao longo das várias edições do curso.

Sempre com um tema, este ano foi escolhido “Religiões e Redes Sociais”. A Ruah contribuiu com uma das mesas. A partir da frase provocativa Paulo Sanda e André Alves trabalharam desde conceitos sobre redes, internet e ferramentas de TI (Tecnologia da Informação) até o uso que podemos fazer para promoção de movimentos sociais. Duas coisas pelo menos, ficaram destacadas na mesa: a primeira é de que as redes sociais são somente ferramentas e que portanto por si só não contêm nenhum poder e a segunda é de que mais do que criar um novo movimento social rede é buscar a articulação dos movimentos em torno das lutas comuns. Os participantes tiveram como atividade prática eleger uma temática de luta social para um possível movimento, criar um planejamento estratégico e indicar as ferramentas de rede que utilizariam.

Se você deseja um Workshop sobre este mesmo tema ou outro ligado a espiritualidade, teologia, filosofia, formação de educador social,entre outros , entre em contato com a Associação Ruah.


Confira as imagens do Curso de verão abaixo.

 

Deixe seu comentário